Campanhas e legislação eleitoral: Análise da “Minirreforma” no contexto das eleições municipais brasileiras de 2016

Autores

  • Mercia Alves UFSCAR
  • Barbara Lima UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v9i1.55339

Palavras-chave:

Eleições Municipais, Eleições 2016, Campanha Eleitoral, Legislação, Minirreforma Eleitoral.

Resumo

As eleições 2016 foram marcadas pelas mais significativas alterações na legislação eleitoral das duas últimas décadas. Essas mudanças foram promovidas principalmente pela minirreforma eleitoral de 2015, que alterou o perfil de financiamento e o tempo das campanhas eleitorais. O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica financeira das campanhas em 2012 e 2016, a partir da minirreforma e do caso das eleições municipais. Foram selecionadas as campanhas eleitorais vitoriosas de dez capitais brasileiras, sendo elas: São Paulo, Belo
Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Cuiabá, Manaus, Campo Grande e Recife. Foram analisados, especificamente, 1) dados sobre os colégios eleitorais nos dez municípios, para as eleições de 2012 e 2016, e 2) as prestações de contas oficiais elaboradas pelos partidos e entregues ao TSE, também referentes às campanhas de 2012 e 2016.

Biografia do Autor

Mercia Alves, UFSCAR

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar), bolsista FAPESP. Obteve o título de Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar). Durante o Mestrado e Graduação foi bolsista FAPESP. Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: mídia e eleições, campanhas eleitorais, HGPE, profissionalização de campanhas eleitorais, e campanhas eleitorais locais. 

Barbara Lima, UFSCAR

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar); Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGPOL/ UFSCar com pesquisa na área de Mídia, Partidos e Eleições com bolsa CAPES. É bacharela em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política (UFSCar). Desenvolveu projeto de Iniciação Científica na área de Partidos Políticos e Comunicação Política com bolsa pesquisa concedida pela FAPESP. Membro e participante ativo do Grupo : Comunicação Política - Partidos e eleições

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Publicado

2018-04-17

Como Citar

Alves, M., & Lima, B. (2018). Campanhas e legislação eleitoral: Análise da “Minirreforma” no contexto das eleições municipais brasileiras de 2016. Revista Eletrônica De Ciência Política, 9(1). https://doi.org/10.5380/recp.v9i1.55339

Edição

Seção

Demanda Contínua