Partidos políticos e espectro ideológico: Parlamentares, especialistas, esquerda e direita no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i3.54834Palavras-chave:
Partidos políticos, Espectro ideológico, Parlamentares, BrasilResumo
Este artigo visa contribuir com o debate sobre a localização ideológica dos partidos políticos brasileiros. Sendo o Brasil uma democracia recente com alta fragmentação partidária e inconsistências ideológicas, está presente no discurso do senso comum que os partidos se limitam ao pragmatismo eleitoral. Para aferir essa percepção, analisamos como os parlamentares do legislativo federal dos principais partidos brasileiros se auto posicionam numa escala esquerda-direita, com base no levantamento realizado pela Pesquisa Legislativa Brasileira (PLB) referente à legislatura 2011-2014 e dados levantados por experts surveys - já comparados por Tarouco e Madeira (2015). A análise comparativa entre os resultados da classificação no espectro político nos indicam que há um reconhecimento de diferenças ideológicas, tanto pelos especialistas quanto pelos parlamentares, apresentando uma ordenação coerente na classificação dos partidos políticos na escala esquerda-centro-direita. Além de tal constatação, sugerimos que é pertinente o desenvolvimento de uma agenda de pesquisas nos próximos anos acerca do tema e que possa incluir partidos que não foram contemplados pelos bancos de dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.