Campanha eleitoral no Twitter: as estratégias dos candidatos na disputa para a Prefeitura de Curitiba em 2016
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i3.54819Palavras-chave:
campanha eleitoral, comunicação política, TwitterResumo
Campanhas eleitorais por meio das redes sociais digitais possibilitam a comunicação direta entre o candidato e o eleitor, ampliando a disseminação de informação e a capacidade de mobilizar o eleitorado. Durante períodos eleitorais, grandes quantidades de informações são colocadas à disposição dos eleitores, seja por meio das plataformas dos candidatos ou por meio de materiais gerados pelos meios de comunicação, como, por exemplo, debates televisionados. A campanha eleitoral para a disputa do cargo de prefeito da cidade de Curitiba, nas eleições de 2016, teve um total de nove candidatos, os quais participaram de três debates. O objetivo desta pesquisa é verificar de que forma as postagens no Twitter dos candidatos se alteram durante o período eleitoral. Procura-se identificar em que sentido fatores paralelos, tais como debates e pesquisas eleitorais, podem alterar a utilização da ferramenta Twitter pelos candidatos. Desta forma, duas hipóteses de pesquisa são apresentadas: 1) nos dias em que forem realizados os debates os candidatos utilizarão o Twitter com maior intensidade; e 2) debates e divulgações de pesquisas provocarão alterações nos temas postados pelos candidatos. Para tal fim, foram analisados 1.807 tweets, postados pelos candidatos durante o período oficial de campanha entre 16 de agosto a 01 de outubro de 2016. As postagens foram analisadas quantitativamente e qualitativamente, através da análise de conteúdo, tendo sido distribuídas em sete temas: Agenda & Eventos, Imagem Pessoal, Posicionamento, Campanha Negativa, Mobilização & Engajamento, Promessas & Projetos e Outros. Entre os resultados encontrados, verifica-se que os debates provocaram um aumento na quantidade de tweets postados pelos candidatos, nos dias correspondentes a tais eventos. Outro achado é que a divulgação de pesquisas eleitorais influenciou o aumento da quantidade de mensagens referentes à campanha negativa, postadas pelos candidatos que não lideravam as pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.