O perfil da elite política local: Uma análise da autopercepção dos vereadores sobre a representação

Autores

  • Thais Cavalcante Martins UFSCar- Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras.

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v8i2.51400

Palavras-chave:

elites, perfil social, poder local, representação, Câmara Municipal

Resumo

Este artigo tem por objetivo traçar o perfil dos vereadores do município de São Carlos no período de 2001 a 2008, por meio dos atributos sociais, ocupacionais e educacionais. Para tanto, tomamos como referência o método posicional. Buscamos ainda captar a percepção da elite parlamentar municipal sobre o exercício da representação, como forma de destacar o papel dos vereadores na política local. Dentre os principais resultados, destacamos que no município a elite política é formada por homens brancos e católicos, com alto nível de escolaridade, e sem forte vínculo partidário. 

Biografia do Autor

Thais Cavalcante Martins, UFSCar- Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar. Mestre em Ciência Política pela mesma instituição. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UNESP. Bolsista Capes. 

Maria Teresa Miceli Kerbauy, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras.

Professora da UNESP - Campus Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Iberoamérica - Espanha.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Martins, T. C., & Kerbauy, M. T. M. (2017). O perfil da elite política local: Uma análise da autopercepção dos vereadores sobre a representação. Revista Eletrônica De Ciência Política, 8(2). https://doi.org/10.5380/recp.v8i2.51400

Edição

Seção

Demanda Contínua