O perfil da elite política local: Uma análise da autopercepção dos vereadores sobre a representação
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i2.51400Palavras-chave:
elites, perfil social, poder local, representação, Câmara MunicipalResumo
Este artigo tem por objetivo traçar o perfil dos vereadores do município de São Carlos no período de 2001 a 2008, por meio dos atributos sociais, ocupacionais e educacionais. Para tanto, tomamos como referência o método posicional. Buscamos ainda captar a percepção da elite parlamentar municipal sobre o exercício da representação, como forma de destacar o papel dos vereadores na política local. Dentre os principais resultados, destacamos que no município a elite política é formada por homens brancos e católicos, com alto nível de escolaridade, e sem forte vínculo partidário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
