Governo FHC e Estratégia de Parceria: retomando a análise crítica do Programa Comunidade Solidária

Autores

  • Oleg Abramov Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v7i2.48537

Palavras-chave:

Governo FHC, Programa Comunidade Solidária, Terceiro Setor

Resumo

O texto objetiva retomar, segundo uma perspectiva crítica, a analise da estratégia de parceria desenvolvida no âmbito da agenda social do governo Fernando Henrique Cardoso. O aporte teórico empregado deriva do neoinstitucionalismo histórico e o foco se concentra no desenho, pressupostos, intenções verdadeiras, efeitos concretos e trajetória do Programa Comunidade Solidária. Através dele, objetivava-se introduzir uma modalidade de política pública adequada aos imperativos da ortodoxia macroeconômica imperante à época e estimular uma nova modalidade de intervenção social de perfil caritativa. Demonstra-se que o Programa produziu impacto insuficiente nos dilemas que pretendia enfrenta o que acarretou sua superação.

Biografia do Autor

Oleg Abramov, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando pelo programa de pós Graduação em Ciências Sociais da UFJF é formado em História, especialista em Planejamento e Gestão Social, História do Brasil e História Econômica do Brasil. Possui mestrado em Ciências Sociais na árera de Políticas Públicas e Desigualdade Social.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Abramov, O. (2016). Governo FHC e Estratégia de Parceria: retomando a análise crítica do Programa Comunidade Solidária. Revista Eletrônica De Ciência Política, 7(2). https://doi.org/10.5380/recp.v7i2.48537

Edição

Seção

Demanda Contínua