A DITADURA MILITAR NO BRASIL E O TEATRO: MEMÓRIA E RESISTÊNCIA DA CLASSE ARTÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.44240Palavras-chave:
PALAVRAS CHAVES, Ditadura militar, resistência artística, teatro, redemocratizaçãoResumo
RESUMO: O presente artigo como objetivo principal analisar o protagonismo do teatro e, principalmente, da classe artística, no cenário político brasileiro na luta contra a ditadura militar brasileira. Conforme realçado ao longo do texto, a ditadura militar no Brasil durou de 1964 a 1985, ou seja, 21 anos em que houveram sérios cerceamentos dos direitos políticos dos brasileiros. Construímos como hipótese, que nesta conjuntura política adversa a classe artística levantou-se capitaneando, em conjunto com outras forças políticas, a luta contra o regime militar. Para a consecução do artigo em tela, utilizamos de uma pesquisa qualitativa através da análise de conteúdo dos elementos mais significativos, tanto da bibliografia que pudessem aludir ao período quanto de material fílmico que contribuísse para a pesquisa realizada. Finalizando, concluímos que, com certeza, o teatro foi uma grande trincheira de luta contra o regime ditatorial e os palcos serviram de verdadeiras trincheiras para a classe artística servindo de porta voz para a população reverberar os seus dramas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
