A AÇÃO POLÍTICA DA IGREJA CATÓLICA NA DITADURA MILITAR: O CASO DE SÃO CARLOS (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.42551Palavras-chave:
Igreja Católica, Ditadura Militar, Diocese de São CarlosResumo
Este artigo tem por objetivo fazer um estudo de caso das relações da Igreja Católica com o Estado durante a ditadura militar no Brasil (19864-1984). Mais especificamente, será abordado o caso da diocese de São Carlos, estado de São Paulo, sob a teoria do institucionalismo histórico. Como os bispos católicos durante a ditadura militar não apresentaram um comportamento único, mas tiveram a prerrogativa de autonomia em cada diocese, esse artigo apresenta sua contribuição, em âmbito local, para o conhecimento da memória histórica e da análise política dos acontecimentos da ditadura militar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.