A REELEIÇÃO DE EDUARDO PAES PARA A PREFEITURA DO RJ: IDENTIFICANDO DISCURSOS, POSIÇÕES E ESCOLHAS ADOTADAS NA CAMPANHA ELEITORAL.
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v6i1.41958Palavras-chave:
Eleições. Rio de Janeiro. Eduardo PaesResumo
O resultado das eleições de 2012 para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro não trouxe qualquer surpresa. A vitória do candidato Eduardo Paes (PMDB) foi prevista por todos os institutos de pesquisa, e foi favorecida por estratégias de marketing que demandam atenção da Ciência Política. O principal objetivo deste artigo é identificar algumas posições e escolhas adotadas na campanha eleitoral, com enfoque em questões midiáticas, que ajudem a explicar o sucesso nas urnas obtido pelo candidato, apresentando, através de análise de conteúdo, algumas estratégias que foram implementadas e fatores que contribuíram para consolidar a vitória. Dois principais argumentos serão explorados: a disparidade na distribuição do tempo de TV entre os candidatos, devido à ampla coligação do candidato Eduardo Paes, e a estratégia central do candidato de utilizar esse tempo de TV para relacionar sua imagem a um bom governo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.