A REELEIÇÃO DE EDUARDO PAES PARA A PREFEITURA DO RJ: IDENTIFICANDO DISCURSOS, POSIÇÕES E ESCOLHAS ADOTADAS NA CAMPANHA ELEITORAL.

Autores

  • Isabel Cristina Veloso de Oliveira Instituto de Estudos Sociais e Políticos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v6i1.41958

Palavras-chave:

Eleições. Rio de Janeiro. Eduardo Paes

Resumo

O resultado das eleições de 2012 para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro não trouxe qualquer surpresa. A vitória do candidato Eduardo Paes (PMDB) foi prevista por todos os institutos de pesquisa, e foi favorecida por estratégias de marketing que demandam atenção da Ciência Política. O principal objetivo deste artigo é identificar algumas posições e escolhas adotadas na campanha eleitoral, com enfoque em questões midiáticas, que ajudem a explicar o sucesso nas urnas obtido pelo candidato, apresentando, através de análise de conteúdo, algumas estratégias que foram implementadas e fatores que contribuíram para consolidar a vitória. Dois principais argumentos serão explorados: a disparidade na distribuição do tempo de TV entre os candidatos, devido à ampla coligação do candidato Eduardo Paes, e a estratégia central do candidato de utilizar esse tempo de TV para relacionar sua imagem a um bom governo.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Veloso de Oliveira, Instituto de Estudos Sociais e Políticos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Relações Internacionais (UFF), Mestre e Doutoranda em Ciência Política no Instituo de Estudos Sociais e Políticos Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente está desenvolvendo sua tese na área de Comportamento Eleitoral.

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Publicado

2015-08-03

Como Citar

Veloso de Oliveira, I. C. (2015). A REELEIÇÃO DE EDUARDO PAES PARA A PREFEITURA DO RJ: IDENTIFICANDO DISCURSOS, POSIÇÕES E ESCOLHAS ADOTADAS NA CAMPANHA ELEITORAL. Revista Eletrônica De Ciência Política, 6(1). https://doi.org/10.5380/recp.v6i1.41958

Edição

Seção

Dossiê Eleições