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A REELEIÇÃO DE EDUARDO PAES PARA A PREFEITURA DO RJ: IDENTIFICANDO DISCURSOS, POSIÇÕES E ESCOLHAS ADOTADAS NA CAMPANHA ELEITORAL.

Isabel Cristina Veloso de Oliveira

Resumo


O resultado das eleições de 2012 para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro não trouxe qualquer surpresa. A vitória do candidato Eduardo Paes (PMDB) foi prevista por todos os institutos de pesquisa, e foi favorecida por estratégias de marketing que demandam atenção da Ciência Política. O principal objetivo deste artigo é identificar algumas posições e escolhas adotadas na campanha eleitoral, com enfoque em questões midiáticas, que ajudem a explicar o sucesso nas urnas obtido pelo candidato, apresentando, através de análise de conteúdo, algumas estratégias que foram implementadas e fatores que contribuíram para consolidar a vitória. Dois principais argumentos serão explorados: a disparidade na distribuição do tempo de TV entre os candidatos, devido à ampla coligação do candidato Eduardo Paes, e a estratégia central do candidato de utilizar esse tempo de TV para relacionar sua imagem a um bom governo.


Palavras-chave


Eleições. Rio de Janeiro. Eduardo Paes

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/recp.v6i1.41958