A TRANSFERÊNCIA DE ETHOS DE LULA PARA DILMA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010

Autores

  • Lucas Gandin Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Panke Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v6i1.39791

Palavras-chave:

Comunicação eleitoral, Ethos, Discurso eleitoral, Eleições 2010

Resumo

O presente artigo visa analisar se ocorreu a transferência de ethos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a candidata Dilma Rousseff (PT) na campanha presidencial de 2010 e como ela ocorreu. A pesquisa parte do pressuposto de que a construção do ethos – a imagem que o orador faz de si mesmo pelo discurso – do candidato se configura como estratégia de comunicação eleitoral com a finalidade de conquistar a adesão do eleitor a determinado político. Para verificar essa hipótese, foram escolhidos como objeto de análise a construção do ethos de Lula e Dilma no discurso eleitoral da candidata. Como metodologia, realizamos análise de discursos nos programas de Dilma Rousseff no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na televisão no primeiro turno da eleição ao cargo de Presidente da República de 2010. Para a fundamentação teórica, a pesquisa se baseou nos conceitos de análise do discurso e ethos e mito e mitificação política. Com base nos estudos realizados, concluiu-se que parte do ethos de Lula foi construído por meio das imagens de herói, líder e pai e transferiu-se à Dilma sob as imagens de guerreira, gestora e mãe.

Biografia do Autor

Lucas Gandin, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Ciência Política pelo Programa em Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, Mestre em Comunicação pela UFPR. lucaswlk@yahoo.com.br

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, Doutora em Ciências da Comunicação - ECA/USP, com pós-doutorado pela Universidad Autónoma Metropolitana (México) panke@ufpr.br

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Publicado

2015-08-03

Como Citar

Gandin, L., & Panke, L. (2015). A TRANSFERÊNCIA DE ETHOS DE LULA PARA DILMA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010. Revista Eletrônica De Ciência Política, 6(1). https://doi.org/10.5380/recp.v6i1.39791

Edição

Seção

Dossiê Eleições