A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS COMO METODOLOGIA INTERPRETATIVA DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Autores

  • Danielle Costa da Silva Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)
  • Renata Albuquerque Ribeiro Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)
  • Tássia Camila de Oliveira Carvalho Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.39039

Palavras-chave:

política externa brasileira, análise de conteúdo, análise interpretativa

Resumo

A Política Externa brasileira tem entrado cada vez mais no cotidiano da sociedade, passando a ser entendida como política pública. Nesse sentido, com o objetivo de contribuir com métodos de pesquisa para uma maior apropriação da política externa enquanto objeto de análise, o presente artigo, por meio da análise do conteúdo de pronunciamentos oficiais, oferece mais um modelo analítico possível para a área. Apesar de ainda pouco explorada, a ferramenta aqui sugerida pretende analisar semelhanças ou contradições na fala dos líderes políticos que representam a política externa brasileira. Para isso foi criado um extenso banco de dados dos pronunciamentos oficiais dos presidentes brasileiros, a fim de investigar como as mudanças na política externa brasileira repercutem nos discursos oficiais em diferentes tópicos. Por meio do método aqui proposto, tem-se a intenção de tornar pública a ação e/ou intenção dos governos, bem como facilitar e estimular o uso da interpretação dos pronunciamentos oficiais para fins de pesquisa acadêmica. Inicialmente, são apresentados a perspectiva teórica utilizada, os conceitos aplicados e a construção da análise. Na parte empírica, ilustramos nosso argumento com um exemplo de aplicação do método, analisando o tratamento do tema “direitos humanos” nos vinte e oito pronunciamentos de lideranças brasileiras realizados em aberturas da Assembleia Geral das Nações Unidas. Como conclusões iniciais, ilustramos as potencialidades do método e sua funcionalidade para a análise da política externa brasileira.

Biografia do Autor

Danielle Costa da Silva, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutoranda e Mestre em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO.

Renata Albuquerque Ribeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutoranda e Mestre em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO.

Tássia Camila de Oliveira Carvalho, Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO

Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO.

Downloads

Como Citar

Costa da Silva, D., Ribeiro, R. A., & Carvalho, T. C. de O. (2015). A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS COMO METODOLOGIA INTERPRETATIVA DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. Revista Eletrônica De Ciência Política, 6(2). https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.39039

Edição

Seção

Notas Metodológicas