SISTEMAS POLÍTICOS NA AMÉRICA DO SUL NO CONTEXTO DA “MARÉ ROSA”: DEMOCRACIA, ESTABILIDADE E GOVERNANÇA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Lucas Rodrigues Cunha Universidade Federal de Minas Gerais Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Victor Augusto Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v5i2.37501

Palavras-chave:

Democracia, Sistemas Partidários, Estabilidade Política, América do Sul

Resumo

Estabilidade política é uma condição suficiente para que governos sejam capazes de promover desenvolvimento econômico e social? A partir da análise de treze governos de tendência de esquerda, em oito países da América do Sul, nós argumentos que não. No contexto sul-americano, a percepção da estabilidade política varia em função do nível de estruturação dos sistemas partidários e do tipo de esquerda que ascendeu ao poder em cada país. Entretanto, mesmo nos países com menor percepção de estabilidade política, no período analisado, os governos de esquerda apresentaram melhora em todos os indicadores sociais e econômicos investigados.

Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais Universidade do Estado de Minas Gerais

Faz doutorado em ciência política na UFMG. Possui graduação em ciências sociais e mestrado em ciência política pela UFMG. É professor da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG. Foi pesquisador do IPEA. Tem experiência com pesquisa sobre instituições políticas na América do Sul, poder legislativo, partidos políticos e políticas públicas.

Victor Augusto Silva, Universidade de São Paulo

Mestrando em Ciência Política USP. Pesquidador do NECI.

Downloads

Como Citar

Cunha, L. R., & Silva, V. A. (2014). SISTEMAS POLÍTICOS NA AMÉRICA DO SUL NO CONTEXTO DA “MARÉ ROSA”: DEMOCRACIA, ESTABILIDADE E GOVERNANÇA NO SÉCULO XXI. Revista Eletrônica De Ciência Política, 5(2). https://doi.org/10.5380/recp.v5i2.37501

Edição

Seção

Dossiê Instituições Políticas