A POLÍTICA EXTERNA COMO POLÍTICA PÚBLICA? DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS POLÍTICOS E ESTUDOS INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v5i2.37412Palavras-chave:
estudos políticos, estudos internacionais, política externa, políticas públicasResumo
Neste trabalho procuraremos levar a cabo uma análise preliminar da abertura e das conexões entre duas áreas dos estudos políticos e internacionais: a política externa e as políticas públicas. Tentou-se analisar, por um lado, de que forma ambas vêem o Estado e a tomada de decisões neste; por outro lado, discutir os posicionamentos mais comuns das teorias fundadoras das Relações Internacionais e das Políticas Públicas relativamente às suas percepções da política externa e da definição do seu próprio campo de estudo. Seguidamente, tentou-se compreender, relativamente à Foreign Policy Analysis, se esta se apresenta como uma aproximação ao conhecimento das Políticas Públicas, e até que ponto é visível, nesta última área, uma abordagem que procure acercar-se, do mesmo modo, do conhecimento dos fenómenos internacionais como tendo impacto no processo de tomada de decisão interno (nacional). A revisão crítica da literatura de ambas as áreas levar-nos-á a concluir que há ganhos significativos, para ambas as disciplinas científicas, em termos de uma melhor compreensão e explicação dos fenómenos que analisam, tendo assim em conta um conjunto de influências e actores mais alargados do que os normalmente estudados e descritos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
