INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO (ALESP): EVIDÊNCIAS DE UM PARLAMENTO SUBNACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v5i2.37150Palavras-chave:
Institucionalização, Legislativo, Legislativos subnacionais,Resumo
O artigo procura mensurar o grau de institucionalização da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no período recente a partir de indicadores consagrados da literatura em ciência política. Além de uma breve revisão teórica sobre o conceito, são apresentados resultados empíricos que demonstram crescente institucionalização deste Poder Legislativo subnacional. Ao final, são discutidas as implicações destes achados a partir da crítica à própria noção de institucionalização e de sua aplicação para a compreensão da dinâmica do sistema político e federativo brasileiros.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
