Políticas de Transferências condicionadas à renda e a taxa de defasagem idade-série: uma análise do Censo Escolar

Autores

  • Guilherme Quaresma Gonçalves Departamento de Ciência Política - Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG)
  • Samantha Haussmann Rodarte Faustino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fábio César Araújo Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33659

Palavras-chave:

Censo Escolar, Defasagem idade-série, Desigualdade, Bolsa Família, Educação

Resumo

O Poder Público possui a prerrogativa de elaborar e implementar políticas públicas para o âmbito da educação de forma a garantir esse direito que é previsto constitucionalmente. Não somente isso, também é de preocupação do Governo a melhoria da educação para o desenvolvimento do país. Programas sociais condicionados à educação oferecem algumas condições mínimas para o desenvolvimento da criança e do adolescente na escola. O Programa Bolsa Família é um resultado de vários esforços anteriores de ofertar uma política pública de assistência básica. Dentre suas condicionalidades, define-se que as crianças da família que possuem entre 06 e 14 anos devem estar matriculadas na escola e ter uma frequência mínima. Porém, muitas vezes por falta de incentivo, informação ou até mesmo condições, os alunos, principalmente os mais pobres, ficam atrasados quando consideramos a relação idade-série. Utilizando dados agregados por escolas, o objetivo do presente artigo é identificar o quadro brasileiro ao longo do tempo, verificando se a defasagem aumentou, principalmente após a implementação do PBF. Acredita-se que a defasagem tenha sido acrescida em decorrência da não evasão dos alunos beneficiários, que, por dever, cumprem a condicionalidade de frequência, o que inflacionaria a taxa de defasagem das escolas. Através de uma análise com dados de corte transversal, utilizou-se a base de dados do Censo Escolar, dos anos de 1995, 2002 e 2012 para mensurar a Taxa de Defasagem idade-série das escolas, estimando modelos de mínimos quadrados ordinários com efeitos fixos por município. Percebeu-se que, além do declínio da taxa de defasagem, houve uma maior redução, principalmente quando considerados os valores percentuais do Nordeste. Esse impacto pode ser relacionado, de forma indireta, com a implementação de políticas sociais, principalmente o Programa Bolsa Família, o que contrapõe a hipótese inicial.

Biografia do Autor

Guilherme Quaresma Gonçalves, Departamento de Ciência Política - Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG)

Guilherme Quaresma Gonçalves é mestrando em Ciência Política no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG), com entrada em 2013. Possui graduação em Gestão Pública (2009-2012) pela mesma instituição. Trabalhou na Herkenhoff & Prates Consultoria (2012) com avaliação e monitoramento de políticas públicas na área da educação com destaque para o Programa de Educação Profissionalizante (PEP) e a Rede de Ensino Técnico (VENCE). É pesquisador voluntário do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais – Cpeqs/UFMG. Seus interesses de pesquisa incluem avaliação de políticas públicas, demografia social e cultura política. E-mail: gui.quaresma89@gmail.com.

Samantha Haussmann Rodarte Faustino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Samantha Haussmann Rodarte Faustino é estudante do 8º período do curso de Bacharelado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009-2013). É pesquisadora voluntária do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais – Cpeqs/UFMG. Trabalha atualmente com avaliação e monitoramento de Políticas Públicas na Herkenhoff & Prates Consultoria. Foi assistente administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte (2011-2013). Seus interesses abrangem estudos demográficos, avaliação e monitoramento de políticas públicas na área da educação e políticas de transferência condicionada de renda, em especial o Programa Bolsa Família. E-mail: samantha.haussmann@hotmail.com.

Fábio César Araújo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fábio César Araújo Costa é Assistente Administrativo na Prefeitura de Belo Horizonte desde 2011. É graduando do 8º período em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2013).
Trabalhou no Programa Escola Aberta pela Prefeitura de Belo Horizonte (2009-2010), no Centro de referência de Assistência Social - CRAS Vila Coqueiral (2010) como agente comunitário, na Gerência Regional de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte trabalhando diretamente com o Bolsa Família e Agente de Pesquisa e Mapeamento pelo IBGE (2011). Seus interesses de pesquisa são: políticas públicas nas áreas da educação, assistência social e de transferência de renda. E-mail: fabiogp31@gmail.com.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Gonçalves, G. Q., Faustino, S. H. R., & Costa, F. C. A. (2013). Políticas de Transferências condicionadas à renda e a taxa de defasagem idade-série: uma análise do Censo Escolar. Revista Eletrônica De Ciência Política, 4(1-2). https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33659

Edição

Seção

Dossiê Estado e Políticas Públicas