Os direitos humanos na cooperação internacional para o desenvolvimento: elemento vital ou política seletiva?
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33618Palavras-chave:
Ciência Política, Política externa, Direitos Humanos,Resumo
O presente artigo avalia o papel dos direitos humanos no processo de desenvolvimento e, dentro da diversidade dos direitos humanos, questiona qual é o conteúdo que se enquadra nessa agenda. Concentrando na cooperação internacional oficial para o desenvolvimento na área de direitos humanos, o objetivo do ensaio é por meio da análise qualitativa, descritiva e comparativa, compreender o quê, dentro do campo dos direitos humanos, é considerado imprescindível ao desenvolvimento e as possíveis disparidades presentes nessa CID, uma vez que são percebidas diferenças na percepção da funcionalidade das políticas de direitos humanos no processo de desenvolvimento, tanto no que é defendido pelas instituições internacionais de cooperação quanto no que é praticado pelos países. Na conclusão, vê-se que, devido à variedade de princípios ideológicos, não é certo afirmar que há uma única forma de integrar os direitos humanos na CID e sim várias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
