Os direitos humanos na cooperação internacional para o desenvolvimento: elemento vital ou política seletiva?

Autores

  • Danielle Costa da Silva Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33618

Palavras-chave:

Ciência Política, Política externa, Direitos Humanos,

Resumo

O presente artigo avalia o papel dos direitos humanos no processo de desenvolvimento e, dentro da diversidade dos direitos humanos, questiona qual é o conteúdo que se enquadra nessa agenda. Concentrando na cooperação internacional oficial para o desenvolvimento na área de direitos humanos, o objetivo do ensaio é por meio da análise qualitativa, descritiva e comparativa, compreender o quê, dentro do campo dos direitos humanos, é considerado imprescindível ao desenvolvimento e as possíveis disparidades presentes nessa CID, uma vez que são percebidas diferenças na percepção da funcionalidade das políticas de direitos humanos no processo de desenvolvimento, tanto no que é defendido pelas instituições internacionais de cooperação quanto no que é praticado pelos países. Na conclusão, vê-se que, devido à variedade de princípios ideológicos, não é certo afirmar que há uma única forma de integrar os direitos humanos na CID e sim várias.

Biografia do Autor

Danielle Costa da Silva, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutoranda e Mestre em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Costa da Silva, D. (2013). Os direitos humanos na cooperação internacional para o desenvolvimento: elemento vital ou política seletiva?. Revista Eletrônica De Ciência Política, 4(1-2). https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33618

Edição

Seção

Demanda Contínua