POLÍTICAS DE INFRAESTRUTURA ECONÔMICA LOGÍSTICA E ARRANJOS DE COORDENAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA NO GOVERNO LULA

Autores

  • Raphael Amorim Machado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33600

Palavras-chave:

Coordenação, Infraestrutura logística, Presidencialismo

Resumo

O presente artigo visa analisar a coordenação das políticas públicas de infraestrutura econômica logística no interior da Administração Pública Federal no Brasil durante o período de 2003 a 2010, com base nos programas governamentais de investimento em infraestrutura, notadamente o Projeto Piloto de Investimento e o Programa de Aceleração do Crescimento I. Esses programas tiveram sua coordenação centralizada na Casa Civil da Presidência da República e nos Ministérios do Planejamento e da Fazenda. Essa estrutura colocou o Ministério dos Transportes numa posição secundária de coordenação das políticas de infraestrutura logística. Isso, segundo nossa explicação, é devido às características institucionais do presidencialismo de coalizão. 

Biografia do Autor

Raphael Amorim Machado, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciência Política - Unicamp

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Machado, R. A. (2013). POLÍTICAS DE INFRAESTRUTURA ECONÔMICA LOGÍSTICA E ARRANJOS DE COORDENAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA NO GOVERNO LULA. Revista Eletrônica De Ciência Política, 4(1-2). https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33600

Edição

Seção

Dossiê Estado e Políticas Públicas