O ESTADO E A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.33594Palavras-chave:
Sociologia Rural, Políticas Públicas,Resumo
O presente artigo faz um resgate de algumas das principais políticas estatais que tiveram influência na trajetória do meio rural brasileiro e, em particular, no setor canavieiro a partir da década de 1960. O principal objetivo foi compreender a participação dessas políticas e do Estado na consolidação da modernização técnica e do agronegócio brasileiro, com destaque para a produção da cana de açúcar. As mudanças nas relações sociais nesse setor também foram analisadas e como principais conclusões pode-se citar o crescimento do PIB agrícola, o aumento da concentração fundiária e a completa submissão do trabalho perante o grande capital. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico e de dados em fontes primárias e secundárias que forneceram os subsídios para tais conclusões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
