Causalidade e mecanismos em Ciência Política
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v4i1-2.29613Palavras-chave:
Causalidade, mecanismos, inferência.Resumo
Esse artigo defende que os desenhos de pesquisa em Ciência Política devem ser formatados no sentido produzir inferências causais falsificáveis. Inferir no sentido de utilizar informações disponíveis para concluir a respeito de informações indisponíveis. Causais de tal sorte que a ocorrência de x altere a probabilidade de ocorrência de y. E falsificáveis no sentido de que a qualquer momento a inferência pode ser demonstrada falsa por um desenho de pesquisa concorrente. Além disso, as explicações devem identificar o mecanismo causal que conecta explanans e explanandum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
