A TRAJETÓRIA DA UDN EM JOAÇABA: Origem, composição sociopolítica e campanhas (1947-1962)
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v2i2.24952Palavras-chave:
UDN, oligarquia, origem, composição social, campanhasResumo
O artigo tratará aspectos da formação e trajetória política da UDN na cidade de Joaçaba/SC. A análise focará os aspectos históricos da formação partidária, descrevendo a composição sociopolítica dos quadros internos e seu desempenho eleitoral ao longo de 1947 até 1962. Entre os resultados destacamos que os quadros internos do partido decorrem de antigos membros do Partido Republicano, indivíduos perseguidos durante a Revolução de 1930, do Estado Novo, será ainda integrada por uma nova elite comercial e industrial que surge na cidade pós 1935. O partido em 1947 era fraco, em 1950, obteve amplo apoio do banco INCO que financiou candidato a prefeito e vereadores, proporcionando a derrota do PSD, transpondo a luta oligarca estadual para o plano local. A composição social interna é comerciantes, industriais e funcionários públicos que cristalizam-se na burocracia do partido, sendo os candidatos naturais e os eleitos. O poder econômico, a forte identificação do eleitorado conservador com as Konder-Bornhausen, agora udenista, aliada à expansão dos diretórios nos distritos, e a oxigenação dos quadros internos, além do pioneirismo na utilização do jornal e principalmente o rádio, garantiu a presença da mensagem do partido, sob a população, mediação que resulta em seguidas vitórias.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
