BIOGRAFIA, GENEALOGIA E TEORIA DAS ELITES. MAPEANDO CARACTERÍSTICAS DO PODER LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v2i1.21732Palavras-chave:
Biografia, Genealogia, Teoria das Elites, Política Paranaense, Colônia do AssunguyResumo
A noção “elite” revela, de antemão, a existência de condições desiguais dadas aos indivíduos no desempenho de seus papéis sociais e políticos, fazendo com que sempre e em todas as sociedades, uma minoria seja detentora do poder. Este trabalho buscou verificar tal desigualdade num micro espaço social, uma colônia para imigrantes na segunda metade do Século XIX no Paraná. Um espaço em construção, de colonização, de incentivos governamentais para que uma determinada localidade pudesse ser constituída. A reconstrução biográfica e genealógica de um destes indivíduos, considerado “elite” por possuir recursos que o colocam em posição de vantagem frente aos demais que também estão se estabelecendo na mesma localidade, será a metodologia aplicada. E verificando a trajetória pública deste indivíduo em especial, se percebe a reprodução de um sistema de desigualdades que caracteriza a “elite” como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
