ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÃO: OS DILEMAS ORGANIZATIVOS DA NOVA ESQUERDA RADICAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v1i2.20432Palavras-chave:
partido político, organização, estratégia, socialismoResumo
Este artigo procura relacionar teoricamente a questão organizativa com a estratégia política no contexto mundial do surgimento de uma nova esquerda radical. Defendendo uma perspectiva marxista que preserva um espaço autônomo para o campo da política, este trabalho explora as contribuições de Panebianco e Duverger para construir uma tipologia das organizações partidárias de esquerda. Procurando enfatizar as conseqüências de desenvolvimento estratégico dos diferentes tipos organizativos, argumenta-se que a nova esquerda radical precisa inovar em termos organizativos para escapar dos dilemas que a esquerda tradicional enfrentou até então.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
