Open Journal Systems

Reanimar o corpo para vivificar o mundo: Schopenhauer como ponto de inflexão da modernidade

Tayéshi Yuri Kadosaki

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar a filosofia schopenhaueriana como ponto de transgressão (limite) da modernidade e idealismo supremacista de (um certo tipo de) humanidade, em que o descolamento do Homem da natureza constrói um novo tipo de pensar a relação Homem/mundo e suas existências. Assim, tomando como ponto de partida o desencantamento do mundo e do corpo causados pelos procedimentos modernos, conforme delineado por Federici e Starhawk, pretendemos revisitar a filosofia de Schopenhauer e reconhecê-la enquanto ponto de ruptura. A partir da sua metafísica imanente, a vontade, enquanto estrutura transcendental, realiza-se na imanência e a recoloca enquanto parte de um sistema integrado, em que a sua existência é mais uma forma a partir da qual a vontade se objetiva e, principalmente, reanima o corpo, desfazendo a distinção cartesiana entre corpo e alma.


Texto completo:

PDF

Referências


BACON, Francis. Novum Organum. Trad. J. A. R. de Andrade. 2002. Disponível em:

www.ebooksbrasil.org/adobeebook/norganum.pdf.

CHAKRABARTY, Dipesh. O clima da história: quatro teses. Trad. D. Bottman, F. Ligocky, D. Ambrosini, P. Novaes e C. Rodrigues. Critical Inquiry, nº 35, 2009.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

HEGEL, Georg W. F. Curso de estética: o belo na arte. Trad. O. Vitorino e A. Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

HEGEL, Georg W. F. Fenomenologia do espírito. Trad. P. Meneses, K. H. Efken e J. N. Machado. Petrópolis: Vozes: Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.

MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. What is life? Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2000.

MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade. Trad. F. Fernandes e J. C. Fernandes. Lisboa: Gradiva, 1990.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como vontade e como representação, tomo II: complementos. Trad. E. R. da Fonseca. Curitiba: Ed. UFPR, 2014.

STARHAWK. Dreaming the dark. Boston: Bacon Press, 1988.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/petfilo.v18i1.74002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.