Open Journal Systems

Horror Vacui: temporalidades para além do tempo

Santiago Masi Elizalde

Resumo


Este artigo visa investigar, através do modelo entropológico de inspiração lévi-straussiana elaborado pelo filósofo Marco Antonio Valentim na obra Extramundanidade e Sobrenatureza (filosofia quente-sociedade fria e filosofia fria-sociedade quente), os desafios lançados ao pensamento pela mitologia lovecraftiana. Interpretaremos para isso a obra H.P. Lovecraft: a disjunção no Ser, do filósofo argentino Fabián Ludueña Romandini, buscando posicionar a temporalidade no centro da análise entropológica. Contrastando a mitologia lovecraftiana com o pensamento das sociedades quentes, somos levados a sobrevoar as regiões da loucura, do sonho e do trabalho, para finalmente alcançar um dos nódulos temporais da modernidade, expresso na imagem do tempo como intuição interna do sujeito transcendental da filosofia kantiana. Depois de uma breve comparação entre a filosofia lovecraftiana e a filosofia kantiana, seguimos em direção à filosofia aceleracionista de Nick Land, contrapondo o cosmos lovecraftiano ao cosmos tecnocrático do expoente contemporâneo das sociedades quentes e suas tendências entrópicas. Finalmente, retomamos a interpretação entropológica da mitologia lovecraftiana analisando as preocupações referentes ao horror vacui destacadas por Valentim na sua obra, apoiando-nos para isso no lugar outorgado às escolas filosóficas pelo filósofo argentino na sua obra sobre Lovecraft.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. 2015. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais. Trad. Maria Inês Corrêa Nascimento, Paulo Henrique Machado, Regina Machado Garcez, Régis Pizzato e Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2015.

BRASSIER, Ray. 2007. Nihil Unbound: Enlightenment and Extinction. Basingstok: Palgrave Macmillan 2007.

DANOWSKI, Déborah & VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2014. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie: Instituto Socioambiental, 2014.

DELEUZE, Gilles. Sur Kant. Realizado em Vincennes no dia 21/03/1978. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/textes/59.

FREUD, Sigmund. 2017. Fundamentos da clínica psicanalítica. Trad. Claudia Dornbusch. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

______. 2019. O infamiliar / Das Unheimliche / Sigmund Freud ; seguido de O homem da Areia / E. T. A. Hoffman. Trad. Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares [O Homem da Areia; tradução Romero Freitas]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

FOUCAULT, Michel. 1999. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999a.

FOUCAULT. 1978. História da Loucura na Idade Clássica. Trad. José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Editora Perspectiva S. A, 1978.

______. 1999. Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999b.

GIBSON, William. 1984. Neuromancer. New York: Ace Science Fiction, 1984.

HOUELLEBECQ, M. 2005. H. P. Lovecraft: Against the World, Against Life. San Francisco: Believer Books (Division of McSweeney's Books), 2005.

KANT, Immanuel. 2018. Crítica da Razão Pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

LAND, Nick. 2013. Fanged Noumena. United States: Sequence Press, 2013.

______. 1993. ‘Making It with Death: Remarks on Thanatos and Desiring Production’. British Journal of Phenomenology, vol. 24, no. 1, 1993.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1996. Tristes Trópicos. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______. 2013. Antropologia Estrutural 2. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

______. 1987 [1952]. Race et histoire. Paris: UNESCO, 1952 (reedição Folio-essais, 1987).

LOVECRAFT, Howard Phillips. 2012. The Cthulhu MEGAPACK™. Cabin John (United States): Wildside Press, 2012.

LÖWY, Michael. 2005. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses "Sobre o conceito de história". Trad. de Wanda Nogueira Caldeira Brant. [Trad. das teses, Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Müller]. São Paulo: Boitempo, 2005.

LUDUEÑA ROMANDINI, Fabián. 2013. H.P. Lovecraft: a disjunção no Ser. Trad. Alexandre Nodari. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2013.

______. 2012. Para além do princípio antrópico: por uma filosofia do Outside. Trad. Leonardo D'Avila. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. 1999. Obras Incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1999.

DUNKER, Christian; SAFATLE, Vladimir & JUNIOR, Nelson da Silva (Orgs). 2018. Patologias do social: Arqueologias do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

PLATÃO. 2000. Fedro. Trad. Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

STENGERS, Isabelle & PRIGOGINE, Ilya. 1992. Entre el tiempo y la eternidad. Trad. Javier García Sanz. Buenos Aires, Argentina: Alianza Editorial, S. A, 1992.

VALENTIM, Marco Antonio. 2018. Extramundanidade e Sobrenatureza. Ensaios de ontologia infundamental. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/petfilo.v18i2.68043

Apontamentos

  • Não há apontamentos.