Horror Vacui: temporalidades para além do tempo

Autores

  • Santiago Masi Elizalde Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/petfilo.v18i2.68043

Resumo

Este artigo visa investigar, através do modelo entropológico de inspiração lévi-straussiana elaborado pelo filósofo Marco Antonio Valentim na obra Extramundanidade e Sobrenatureza (filosofia quente-sociedade fria e filosofia fria-sociedade quente), os desafios lançados ao pensamento pela mitologia lovecraftiana. Interpretaremos para isso a obra H.P. Lovecraft: a disjunção no Ser, do filósofo argentino Fabián Ludueña Romandini, buscando posicionar a temporalidade no centro da análise entropológica. Contrastando a mitologia lovecraftiana com o pensamento das sociedades quentes, somos levados a sobrevoar as regiões da loucura, do sonho e do trabalho, para finalmente alcançar um dos nódulos temporais da modernidade, expresso na imagem do tempo como intuição interna do sujeito transcendental da filosofia kantiana. Depois de uma breve comparação entre a filosofia lovecraftiana e a filosofia kantiana, seguimos em direção à filosofia aceleracionista de Nick Land, contrapondo o cosmos lovecraftiano ao cosmos tecnocrático do expoente contemporâneo das sociedades quentes e suas tendências entrópicas. Finalmente, retomamos a interpretação entropológica da mitologia lovecraftiana analisando as preocupações referentes ao horror vacui destacadas por Valentim na sua obra, apoiando-nos para isso no lugar outorgado às escolas filosóficas pelo filósofo argentino na sua obra sobre Lovecraft.

Biografia do Autor

Santiago Masi Elizalde, Universidade Federal do Paraná

Discente graduando de filosofia na Universidade Federal do Paraná.

Realizei a Iniciação Científica no ano 2018, com título Arte no Caosmos, sob orientação do Walter Menon Romero Junior, usando como referência principal as obras de Deleuze e Guattari

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. 2015. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais. Trad. Maria Inês Corrêa Nascimento, Paulo Henrique Machado, Regina Machado Garcez, Régis Pizzato e Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2015.

BRASSIER, Ray. 2007. Nihil Unbound: Enlightenment and Extinction. Basingstok: Palgrave Macmillan 2007.

DANOWSKI, Déborah & VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2014. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie: Instituto Socioambiental, 2014.

DELEUZE, Gilles. Sur Kant. Realizado em Vincennes no dia 21/03/1978. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/textes/59.

FREUD, Sigmund. 2017. Fundamentos da clínica psicanalítica. Trad. Claudia Dornbusch. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

______. 2019. O infamiliar / Das Unheimliche / Sigmund Freud ; seguido de O homem da Areia / E. T. A. Hoffman. Trad. Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares [O Homem da Areia; tradução Romero Freitas]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

FOUCAULT, Michel. 1999. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999a.

FOUCAULT. 1978. História da Loucura na Idade Clássica. Trad. José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Editora Perspectiva S. A, 1978.

______. 1999. Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999b.

GIBSON, William. 1984. Neuromancer. New York: Ace Science Fiction, 1984.

HOUELLEBECQ, M. 2005. H. P. Lovecraft: Against the World, Against Life. San Francisco: Believer Books (Division of McSweeney's Books), 2005.

KANT, Immanuel. 2018. Crítica da Razão Pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

LAND, Nick. 2013. Fanged Noumena. United States: Sequence Press, 2013.

______. 1993. ‘Making It with Death: Remarks on Thanatos and Desiring Production’. British Journal of Phenomenology, vol. 24, no. 1, 1993.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1996. Tristes Trópicos. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______. 2013. Antropologia Estrutural 2. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

______. 1987 [1952]. Race et histoire. Paris: UNESCO, 1952 (reedição Folio-essais, 1987).

LOVECRAFT, Howard Phillips. 2012. The Cthulhu MEGAPACK™. Cabin John (United States): Wildside Press, 2012.

LÖWY, Michael. 2005. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses "Sobre o conceito de história". Trad. de Wanda Nogueira Caldeira Brant. [Trad. das teses, Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Müller]. São Paulo: Boitempo, 2005.

LUDUEÑA ROMANDINI, Fabián. 2013. H.P. Lovecraft: a disjunção no Ser. Trad. Alexandre Nodari. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2013.

______. 2012. Para além do princípio antrópico: por uma filosofia do Outside. Trad. Leonardo D'Avila. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. 1999. Obras Incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1999.

DUNKER, Christian; SAFATLE, Vladimir & JUNIOR, Nelson da Silva (Orgs). 2018. Patologias do social: Arqueologias do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

PLATÃO. 2000. Fedro. Trad. Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

STENGERS, Isabelle & PRIGOGINE, Ilya. 1992. Entre el tiempo y la eternidad. Trad. Javier García Sanz. Buenos Aires, Argentina: Alianza Editorial, S. A, 1992.

VALENTIM, Marco Antonio. 2018. Extramundanidade e Sobrenatureza. Ensaios de ontologia infundamental. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Masi Elizalde, S. (2020). Horror Vacui: temporalidades para além do tempo. Cadernos PET-Filosofia, 18(2). https://doi.org/10.5380/petfilo.v18i2.68043