Grupo PET 30 anos

A edição v.24 n.1, tema "Brasilidades", teve seu edital aberto em23/06/23 e encerrou o prazo para recebimento de materiais em 27/09/23. Está prevista a sua publicação no primeiro semestre de 2024. O novo número marca os 30 anos de fundação do grupo PET de Filosofia da UFPR (1994-2024), tendo a revista Cadernos PET Filosofia, primeiramente publicada em 1999, como principal meio de divulgação.

Sobre a história deste periódico acadêmico, as edições anteriores ao ano 2015 (presentes nesta plataforma) passaram a estar disponíveis para consulta no site do grupo PET (petdefilosofiaufpr.wordpress.com/cadernos), o que só reafirma nosso compromisso com a divulgação da pesquisa científica brasileira.

Ao longo de seus 24 anos, a revista não deixou de evoluir, sendo o uso de novas diretrizes editoriais um dos mais importantes passos. Vale destacar as seguintes mudanças (cf. ABNT NBR 6021:2015):


  • Identificação (adoção de informações indispensáveis a sua identificação);
  • Catalogação na fonte (dados internacionais de catalogação);
  • Comissão Editorial (as pessoas responsáveis por cada edição);
  • Conselho Editorial (cujos princípios político-filosóficos embasam as decisões editoriais);
  • Política de Direitos Autorais conforme a licença Creative Commons BY-NC 4.0;
  • DOI (Digital Object Identifier), adotado a partir de 2020 (v.21 n.1);

Além de já ser um periódico acadêmico editado por Universidade Pública, gratuita para quem publica e para quem lê, com duas décadas de publicação de material inédito e avaliado às cegas por pares, a Cadernos PET Filosofia adotou também políticas para maior aderência e maior impacto na área de Filosofia, tais como:


  • Maior número de pareceristas de outras Universidades (por exemplo, 19 dos 24 pareceristas na edição v.22 n.1 estavam filiados a outras instituições, o que corresponde 79% do total);
  • Base de dado indexada (tais como o Latindex, v.22 n.1 2020);

Esperamos que o seu próximo material encontre nesta publicação a melhor plataforma para criar novos diálogos e promover o desenvolvimento da pesquisa brasileira.