EFEITO DA CALAGEM E DO GLIFOSATO NA ATIVIDADE MICROBIANA DE DIFERENTES CLASSES DE SOLOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v17i0.9359Palavras-chave:
LATOSSOLO VERMELHO, NEOSSOLO QUARTZARÊNICO, RADIORESPIROMETRIAResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da calagem e do herbicida glifosato na atividade microbiana em Neossolo Quartzarênico (RQ) e em Latossolo Vermelho (LE). As amostras dos dois solos foram coletadas na região de Piracicaba (SP), na profundidade de 0 - 20 cm e acondicionadas em frascos de Bartha. A umidade dos solos foi elevada para 60% da capacidade de campo e os mesmos armazenados sob condições controladas de temperatura. As avaliações da atividade microbiana foram realizadas nos dias 0, 14, 28, 42, 56 e 70 pelo método de radiorrespirometria com o uso de 14Cglicose.
Houve variação da atividade microbiana ao longo dos 70 dias de condução do experimento e todos os tratamentos utilizados comportaram-se de forma semelhante. Na ausência do glifosato, a calagem aumentou significativamente a atividade da
microbiota no LE e no RQ. Na presença do glifosato, a calagem apresentou efeito positivo sobre essa atividade somente no LE. Nos dois solos tratados com calagem, o glifosato reduziu a atividade microbiana. Assim, tanto a calagem quanto o glifosato afetaram a atividade dos microrganismos dos solos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.