Open Journal Systems

BIOSSENSOR AMPEROMÉTRICO PARA DETECÇÃO SCREENING DE INSETICIDAS CARBAMATOS EM ÁGUAS DE ABASTECIMENTO

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Gilvanda Silva Nunes

Resumo


Biossensor amperométrico, baseado em enzimas colinesterases (AChE) imobilizadas em eletrodo do tipo screen-printing, foi utilizado na investigação de teores de pesticidas carbamatos (carbofuran e carbaril) em amostras de água de abastecimento.
Inicialmente, efetuou-se o estudo das constantes de inibição dos pesticidas carbaril (1x10 7) e carbofuran (5x10 4). Utilizou-se sistema com eletrodo de dois canais, composto de grafite modificada com TCNQ e Ag/AgCl, como eletrodos de trabalho e
referência, respectivamente. Dois processos de imobilização enzimática foram estudados, visando otimização do biossensor. A metodologia de fotopolimerização com álcool polivinílico modificado com grupos estirilpiridínicos (PVA-SbQ) e a de
glutaraldeido foram selecionadas para o estudo, sendo que a imobilização com PVA-SbQ apresentou melhores resultados (CV = 6,5%). Curvas analíticas foram plotadas após os ensaios de inibição com os pesticidas e os limites de detecção (LD)
determinados. Carbaril apresentou curva linear (LD de 18 μg L-1), enquanto o carbofuran demonstrou curva com comportamento logarítmico (LD de 0,05 μg L-1). Para avaliar a precisão, amostras de água de abastecimento foram fortificadas com os pesticidas estudados em três níveis de fortificação. As recuperações variaram de 93,3% a 102,7%. Os biossensores a base de AChE atenderam às exigências analíticas para a direta aplicação de sensores descartáveis em amostras reais.

Palavras-chave


BIOSSENSORES AMPEROMÉTRICOS; CARBAMATOS; ÁGUAS DE ABASTECIMENTO; CARBARIL; CARBOFURAN

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/pes.v16i0.7482