DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO SIMPLES PARA A DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE DIURON POR CROMATOGRAFIA A LÍQUIDO EM AMOSTRAS DE LARANJA
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v15i0.4503Palavras-chave:
HERBICIDAS, FRUTAS CÍTRICAS, CLAE, DIURONResumo
Este artigo apresenta método simples para a extração e determinação de diuron em amostras de laranja (compreendendo casca e polpa). O método consistiu na extração do pesticida com acetona em agitador mecânico. O extrato foi filtrado em Celite® e particionado com n-hexano. Evaporou-se a fase hexânica sob N2, sendo o resíduo solubilizado em metanol. A análise foi realizada por Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência (CLAE) com detecção por Ultra-violeta (UV) em 230 nm. Obtiveram-se recuperações médias entre 109 e 110% para amostras fortificadas nos níveis 0,1 e 0,5 mg Kg-1. Os Limites de Quantificação (LQ) e de Detecção (LD) foram 0,1 mg Kg-1 e 0,004 mg Kg-1, respectivamente. As amostras analisadas não apresentaram resíduos de diuron nas condições experimentais estudadas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
