INGESTA DIÁRIA DOS ORGANOCLORADOS LINDANO, HEXACLOROBENZENO E p,p-DICLORODIFENIL DICLOROETILENO A PARTIR DE LEITE ESTERILIZADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v15i0.4467Palavras-chave:
ORGANOCLORADOS, INGESTA DIÁRIA, LEITE ESTERILIZADOResumo
Foram investigadas as concentrações dos agrotóxicos organoclorados lindano, HCB e p,p- DDE em leite esterilizado e calculada a ingesta diária desses compostos por crianças matriculadas na primeira série do Ensino Fundamental, no município de Santa Maria, RS (BRASIL). As concentrações de lindano (17,9 ng/g de gordura ± 26,5), HCB (3,4 ng/g de gordura ± 1,5) e p,p-DDE (6,5 ng/g de gordura ± 4,4) nas amostras de leite enquadraram- se abaixo do limite máximo de resíduos estabelecido pelo Codex Alimentarius (FAO, 1993). O consumo médio de leite esterilizado pelas crianças foi de 390,9 mL/dia. A ingesta diária estimada de compostos organoclorados (0,210 µg/dia de lindano; 0,039 µg/dia de HCB e 0,076 µg/dia de p,p-DDE) a partir de leite esterilizado ficou abaixo da ingesta diária admissível estabelecida pelo Codex Alimentarius. Conclui-se que o leite comercializado no município de Santa Maria não representa risco toxicológico sob o aspecto avaliado.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
