COMPARAÇÃO DE PULVERIZADORES PARA TRATAMENTO DA CULTURA DO TOMATE ESTAQUEAO: AVALIAÇÃO DA DEPOSIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE APLICADORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v9i0.39603Resumo
Comparou-se a deposição de agrotóxico na cultura do tomate estaqueado e a contaminação de aplicadores, ou seja, pulverização de 1000 L/ha com equipamento tradicional e de 20 L/ha com pulverizador motorizado costal. As aplicações foram feitas com fungicida cúprico, em dose de cobre metálico equivalente a 812055 mg/ha e 825090 mg/ha, para pulverização em alto volume e baixo volume, respectivamente. O resíduo médio encontrado na superfície das plantas pulverizadas com o equipamento tradicional dói de 0,12 mg/cm2, enquanto que para o pulverizador motorizado costal foi de 1,93 mg/cm2. A pulverização tradicional proporcionou maior contaminação dos aplicadores que a observada com pulverizador motorizado costal, para todas as regiões do corpo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
