MÉTODO MULTIRRESÍDUO COM EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA PARA ANÁLISE DE DIAZINON, MALATION, PIRAZOFÓS E PERMETRINA EM LIMÃO "TAHITI" POR CROMATOGRAFIA, À GÁS DE ALTA RESOLUÇÃO COM DETECTOR DE CAPTURA DE ELÉTRONS (HRGC/ECD)

Autores

  • HAROLDO SILVEIRA DÓREA
  • MARCO ANTONIO BARBIRATO
  • FERNANDO MAURO LANÇAS

DOI:

https://doi.org/10.5380/pes.v7i0.39483

Resumo

Desenvolveu-se método para ánalise de diazinon, malation, pirazofós e permetrina em limão Tahiti (Citrus Latifolia Tanaka) utilizando cromatografia em fase gasosa de alta resolução com detector de captura de elétrons (63Ni). Triturou-se 25 g da amostra e extraiu-se os agrotóxicos com acetato de etila. Após filtração e evaporação, o extrato foi purificado em coluna contendo Alumina-N. As recuperações variaram de 93,5 % a 120,0 % em níveis de adição entre 0,3 e 1,2 mg/kg. O limite de determinação para o diazinon foi de 20ng/g e para os outros produtos de 30 ng/g. O método desenvolvido para análise de diazinon, malation, pirazofós e permetrina em amostra  de limão é simples, fácil, rápido e barato, o que o torna atraente e acessível aos laboratórios brasileiros. Com extração em fase sólida (SPE) o consumo de solventes e reagentes é mais baixo do que com a extração líquido-líquido evitou o problema de emulsões e diminuiu o número de operações manuais, que afetam grandemente a precisão e exatidão nas análises de resíduos. Não é necessário instrumentos sofisticados, utilizando-se apenas um solvente para todo o procedimento analítico. 

Downloads

Como Citar

DÓREA, H. S., BARBIRATO, M. A., & LANÇAS, F. M. (1997). MÉTODO MULTIRRESÍDUO COM EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA PARA ANÁLISE DE DIAZINON, MALATION, PIRAZOFÓS E PERMETRINA EM LIMÃO "TAHITI" POR CROMATOGRAFIA, À GÁS DE ALTA RESOLUÇÃO COM DETECTOR DE CAPTURA DE ELÉTRONS (HRGC/ECD). Pesticidas: Revista De Ecotoxicologia E Meio Ambiente, 7. https://doi.org/10.5380/pes.v7i0.39483

Edição

Seção

Artigos