CONTROLE DA CIGARRINHA-VERDE [Empoasca kraemeri (Rossi & Moore, 1957) (HEMIPTERA - HOMOPTERA: CICADELLIDAE)] NO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris)

Autores

  • JÚLIO CÉSAR MAYRINK
  • GERALDO ANDRADE CARVALHO
  • ARNALDO JUNQUEIRA NETTO

DOI:

https://doi.org/10.5380/pes.v4i0.39432

Resumo

Estudou-se os efeitos tóxicos dos inseticidas esfenvalerato, fenitrotion, fenpropatrin e monocrotofos sobre as ninfas de E. kraemeri em cultura de feijoeiro. A pesquisa foi conduzida no município de Nepomuceno - MG, utilizando uma lavoura comercial da cultivar "Carioca". Os compostos foram diluídos em água nas doses recomendadas pelos fabricantes para o controle de pragas, sendo a aplicação realizada através de um pulverizador costal, propiciando volume de aplicação de 400 L/ha. Os resultados mostraram que todos os compostos controlaram a praga em questão, porém o fenitrotion na dose de 750 g i.a./ha apresentou-se o maior nível médio de controle.

Downloads

Como Citar

MAYRINK, J. C., CARVALHO, G. A., & NETTO, A. J. (1994). CONTROLE DA CIGARRINHA-VERDE [Empoasca kraemeri (Rossi & Moore, 1957) (HEMIPTERA - HOMOPTERA: CICADELLIDAE)] NO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris). Pesticidas: Revista De Ecotoxicologia E Meio Ambiente, 4. https://doi.org/10.5380/pes.v4i0.39432

Edição

Seção

Artigos