BIODEGRADAÇÃO DO HERBICIDA 2,4-D UTILIZANDO BACTÉRIAS SELECIONADAS DO SOLO DO CERRADO MARANHENSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v24i1.39011Palavras-chave:
BIODEGRADAÇÃO, HERBICIDAS, BACTÉRIAS, ÁCIDO 2, 4-DICLOROFENOXIACÉTICO.Resumo
O presente trabalho visou avaliar a biodegradação do herbicida 2,4 diclorofenoxiacético (2,4-D) por linhagens bacterianas isoladas de solo do Cerrado Maranhense. Os micro-organismos selecionados para biodegradação do herbicida 2,4-D em meios de cultura sólidos mostraram-se eficazes. As linhagens bacterianas oriundas do solo de cultivo de feijão (F5 e F7) e de mandioca (M5 e M6) foram as que melhor se adaptaram aos meios de cultura contendo o herbicida. Quando se adicionou fonte extra de carbono e nitrogênio verificou-se melhor crescimento dos micro-organismos na presença de
2,4-D. Todos os micro-organismos foram eficazes na inativação do herbicida, sendo a linhagem F7 a que apresentou maior percentual de biodegradação do 2,4-D (92 %).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
