TOXICIDADE AGUDA E GENOTOXICIDADE DO AGROTÓXICO COMERCIAL FOLISUPER 600BR A GIRINOS DE Physalaemus cuvieri (ANURA: LEIUPERIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v23i0.34994Palavras-chave:
PARATION METÍLICO, TOXICIDADE AGUDA, GENOTOXICIDADE, ANFÍBIOS, Physalaemus cuvieri.Resumo
Este trabalho objetivou avaliar a toxicidade e a genotoxicidade do inseticida organofosforado paration metílico à espécie de anfibios Physalaemus cuvieri. O primeiro passo consistiu na análise da toxicidade direta do agrotóxico pela condução de experimentos que possibilitassem conhecer a sua Concentração Letal (CL50). Em seguida, foi avaliado o potencial genotóxico de uma formulação comercial do inseticida, mediante a realização do Ensaio Cometa em girinos pré-metamorfos da mesma espécie. O produto comercial, Folisuper 600BR, apresentou CL50-96 h de 0,36 mgL-1 a girinos de P. cuvieri. Observou-se que o composto também pode induzir danos ao DNA em concentrações entre 0,1 a 1000 µgL-1, o que comprova a sua significativa genotoxicidade à espécie estudada, acarretando sérios desequilíbrios nos ambientes aquáticos devido principalmente aos impactos adicionais sobre a cadeia trófica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
