TOXICIDADE AGUDA E CRÔNICA DO EXTRATO DE NIM (Azadirachta indica) PARA Ceriodaphnia dubia
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v20i1.20473Palavras-chave:
Ceriodaphnia dúbia, CE50, NIM.Resumo
A preocupação com as questões ambientais tem levado ao crescimento de pesquisas relacionadas aos compostos com potencial no controle de pragas na agricultura, direcionando alternativas que minimizem os impactos ao ambiente. Nesse sentido acredita-se que a utilização de produtos proveniente de plantas possa representar opção eficaz para o controle de pragas com menor risco ambiental. Objetivou-se com este trabalho avaliar a toxicidade aguda e crônica de uma formulação comercial de nim para Ceriodaphnia dubia. A CE
50 (48h) determinada foi de 0,032 mL·L-1, e os valores de CENO, CEO e VC foram respectivamente em mL·L-1: 0,004; 0,008 e 0,006. Os testes de toxicidade mostraram efeitos do produto tanto na mobilidade como na reprodução de C. dubia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
