Open Journal Systems

MOVIMENTO DO HERBICIDA IMAZETAPIR EM UM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO TÍPICO E EM UM LATSSOLO DE TEXTURA MÉDIA DAS NASCENTES DO RIO ARAGUAIA, MUNICÍPIO DE MINEIROS (GO)

MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, ANDERSON SOARES PEREIRA, SÔNIA CLÁUDIA DO NASCIMENTO DE QUEIROZ, VERA LÚCIA FERRACINI, ISABEL CRISTINA SALES FONTES JARDIM, MÁRCIA MARIA DE PAULA, ALCEBÍADES DIOGO

Resumo


O movimento do herbicida imazetapir foi analisado em Neossolo Quartzarênico Órtico típico (RQo) e em Latossolo Vermelho-Amarelo textura média (LVAq), sob cultivo de soja, tipicamente representativos das áreas de recarga do aqüífero Guarani na região das nascentes do rio Araguaia, GO/MT, tendo como fatores influenciadores a condutividade hidráulica (K), o teor de carbono orgânico (CO) e o teor de argila (TAr). Corroboram com a condutividade hidráulica os fatores porosidade total (nt), microporosidade (nmi), macroporosidade (nma) densidade do solo (Ds) e capacidade de campo (Cc). O presente estudo foi realizado em colunas de solos indeformados, com aplicação do produto comercial (Pivot) contendo o herbicida em discussão. Esses parâmetros evidenciaram certa influência na movimentação vertical do herbicida imazetapir, aliados à sua condição aniônica na faixa de pH entre 5 e 8, típica dos solos em questão. Observou-se, por exemplo, valores de K com diferença significativa entre os dois solos, sendo superior no RQo, além de relação inversa entre teores de CO e de TAr e os valores de K dos dois solos, indicando serem aqueles parâmetros inibidores ou pouco favoráveis ao deslocamento do imazetapir no perfil do solo, principalmente por meio das pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas pela matéria orgânica. Os resultados aqui obtidos visam subsidiar estudos de avaliação de risco ambiental, sobretudo para água subterrânea, a partir de áreas de recarga de aqüíferos, naturalmente frágeis, com ênfase para o aqüífero Guarani.


Palavras-chave


NEOSSOLO QUARTZARÊNICO ÓRTICO; LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO; IMAZETAPIR; CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA; ÁGUA SUBTERRÂNEA; HERBICIDA.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/pes.v18i0.13385