CLASSIFICAÇÃO DOS PESTICIDAS USADOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ITAJAÍ (SC) QUANTO AO RISCO DE DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v18i0.13376Palavras-chave:
AVALIAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL, PESTICIDAS, ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, ÁGUAS SUPERFICIAIS, ALTO VALE DO ITAJAÍ.Resumo
Este trabalho teve por objetivo estimar o risco de degradação das águas superficiais e subterrâneas da bacia do rio Itajaí, mais especificamente na região do Alto Vale do Itajaí, ocasionado pela utilização de pesticidas pelos produtores rurais. O estudo envolveu o levantamento das culturas desenvolvidas na região e suas respectivas áreas, levantamento dos produtos comerciais utilizados e suas características e, a avaliação de risco de degradação das águas superficiais e subterrâneas (método SIRIS) da parte superior da bacia do rio Itajaí. Constatou-se que são utilizados cerca de 39 ingredientes ativos de herbicidas, 33 de inseticidas e 32 de fungicidas nos cultivos de milho, cebola, fumo, arroz, feijão e pastagem. Na cultura de cebola são utilizados cerca de 50 ingredientes ativos de pesticidas. Segundo o método SIRIS, poucos ingredientes ativos foram classificados com risco alto ou muito alto de degradação das águas superficiais e de águas subterrâneas. O herbicida Diurom e o inseticida Carbofurano são os ingredientes ativos com risco muito alto de degradação das águas superficiais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.