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Redes de Financiamento Eleitoral nas Eleições de 2008 no Litoral do Paraná

Rodrigo Rossi Horochovski, Ivan Jairo Junckes, Edson Armando Silva, Neilor Fermino Camargo, Leandro Batista de Almeida, Joseli Maria Silva

Resumo


Quem são os atores centrais nas redes de financiamento eleitoral? Como as posições dos atores nessas redes relacionam-se aos resultados eleitorais? Que estratégias podem ser identificadas a partir das posições dos atores? Para responder essas questões, aplicamos a análise de redes sociais sobre os dados das eleições de 2008, no litoral do Paraná. As clivagens regional, partidária e de gênero revelaram baixa integração intermunicipal e alta centralidade das candidaturas majoritárias. Encontramos, também, duas estratégias principais entre os atores: 1) buscar posições centrais em torno das campanhas majoritárias mais bem sucedidas; 2) isolar-se das redes de financiamento, adotada sobretudo pelos candidatos a vereador. Apesar da assimetria de gênero, as mulheres eleitas exercem intermediação na rede e não há diferenças estatísticas significativas entre mulheres e homens para esta medida.

Palavras-chave


análise de redes sociais; financiamento eleitoral: eleições municipais; litoral do Paraná.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/pr%20eleitoral.v3i1.42791

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