Redes de Financiamento Eleitoral nas Eleições de 2008 no Litoral do Paraná

Autores

  • Rodrigo Rossi Horochovski
  • Ivan Jairo Junckes
  • Edson Armando Silva
  • Neilor Fermino Camargo
  • Leandro Batista de Almeida
  • Joseli Maria Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/pr%20eleitoral.v3i1.42791

Palavras-chave:

análise de redes sociais, financiamento eleitoral, eleições municipais, litoral do Paraná.

Resumo

Quem são os atores centrais nas redes de financiamento eleitoral? Como as posições dos atores nessas redes relacionam-se aos resultados eleitorais? Que estratégias podem ser identificadas a partir das posições dos atores? Para responder essas questões, aplicamos a análise de redes sociais sobre os dados das eleições de 2008, no litoral do Paraná. As clivagens regional, partidária e de gênero revelaram baixa integração intermunicipal e alta centralidade das candidaturas majoritárias. Encontramos, também, duas estratégias principais entre os atores: 1) buscar posições centrais em torno das campanhas majoritárias mais bem sucedidas; 2) isolar-se das redes de financiamento, adotada sobretudo pelos candidatos a vereador. Apesar da assimetria de gênero, as mulheres eleitas exercem intermediação na rede e não há diferenças estatísticas significativas entre mulheres e homens para esta medida.

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Como Citar

Horochovski, R. R., Junckes, I. J., Silva, E. A., Camargo, N. F., Almeida, L. B. de, & Silva, J. M. (2014). Redes de Financiamento Eleitoral nas Eleições de 2008 no Litoral do Paraná. Paraná Eleitoral: Revista Brasileira De Direito Eleitoral E Ciência política, 3(1). https://doi.org/10.5380/pr eleitoral.v3i1.42791

Edição

Seção

Artigos Ciência Política