Quem manda no voto em Curitiba? uma análise do desempenho eleitoral dos candidatos à prefeitura da cidade em 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/pr%20eleitoral.v2i1.42755Palavras-chave:
Curitiba, candidatos, desempenho eleitoral, espacialidade do voto, eleição 2012Resumo
Este artigo filia-se aos estudos empíricos de desempenho eleitoral vinculado à espacialidade. Trata-se de um estudo de caso sobre as votações dos principais candidatos a prefeito de Curitiba em 2012 por zona eleitoral na cidade, considerando primeiro e segundo turnos. O objetivo é verificar, a partir dos limites das zonas eleitorais do município, similaridades e diferenças nas votações dos candidatos em função das posições públicas adotadas por eles durante a campanha. A campanha para a prefeitura de Curitiba apresentou um candidato à reeleição apoiado pelo governador do Estado, distinguindo-se de três outros concorrentes da oposição no primeiro turno. Dois deles sem história política de oposição ao então prefeito. Para o segundo turno, foram dois candidatos de oposição. A hipótese testada aqui é a de que se as mensagens da campanha e organização dos apoios políticos aos candidatos foram determinantes, o padrão de votação geográfica do candidato à reeleição distinguiu-se dos demais. Os resultados mostram que, do ponto de vista geográfico, o desempenho dos candidatos seguiu mais um padrão histórico da imagem pública dos concorrentes do que os posicionamentos de curto prazo adotados durante a campanha.