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Organização partidária e propaganda política: a imagem partidária em ação na propaganda eleitoral

Doacir Gonçalves de Quadros

Resumo


Este artigo analisa o uso que os partidos políticos brasileiros fazem da propaganda gratuita na televisão. Os dados coletados sugerem características diferentes entre os partidos quanto a suas estratégias de campanha na TV. Além da personalização dos discursos eleitorais, ocorreu uma conciliação dessa estratégia com estratégias mais coletivistas, que enfatizaram o uso da imagem do partido. Conclui-se, a partir da análi­se, que há partidos brasileiros, como o PT, que tendem em seus programas televisivos a resistir mais a estratégias personalistas em nome de estratégias partidárias coletivis­tas. Outros partidos, como PFL-DEM, PMDB e PSDB, resistem mais ao uso das estra­tégias coletivistas. Essa relação, identificada nos dados coletados sobre PSDB, PMDB, PFL-DEM, é a repercussão, na televisão, de um “tipo” de imagem partidária comum entre partidos que possuem um processo de escolha de candidatos excessivamente individualista e influenciado por personalidades. Ou seja, o perfil da organização par­tidária influi na forma de campanha adotada no horário eleitoral.

Palavras-chave


partidos políticos; propaganda eleitoral; organização partidária; comunicação política; eleições.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/pr%20eleitoral.v1i3.42747

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