Sobre a Revista

Foco e Escopo

Objetivo e política editorial

Eleições, partidos políticos, campanhas eleitorais, elites políticas, em resumo, comportamento político, constitui um espaço singular na discussão sobre os processos políticos nos regimes democráticos contemporâneos. A Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política é uma publicação destinada a debater prioritariamente esses temas através da Ciência Política e do Direito Político. Para tanto, Paraná Eleitoral recebe, via e-mail, textos em Português ou Espanhol que tenham como objeto a estrutura e organização de partidos políticos, ideologias políticas e partidárias, campanhas eleitorais, competição política, votações e regras eleitorais, recrutamento e formação de elites políticas e parlamentares, organização do sistema político nacional e regional. O periódico aceita tanto contribuições sobre processos de longa duração quanto estudos de casos. São bem-vindos artigos que utilizem ferramentas de análise diversificadas (séries históricas, modelos estatísticos, interpretações sociológicas) ou a interação entre elas. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos artigos

Ao enviar manuscrito para a revista Paraná Eleitoral o(s) autor(es) transfere(m) para o periódico o direito de publicá-lo em qualquer tempo. Excedendo o número de artigos programados para publicação no ano (aproximadamente 18 artigos), será utilizado também como critério para seleção: (i) a ordem cronológica de recebimento do manuscrito por Paraná Eleitoral; (ii) a atualidade do assunto discutido ou da base de dados utilizada no estudo; e (iii) a relevância política ou social da matéria. Em caso de “chamadas de artigos” para edição temática, o texto fora do tema não será submetido aos pareceristas de imediato.

Os autores serão informados sobre o aceite ou recusa da publicação através de dois pareceres anônimos, não sendo admitidos recursos da recusa do artigo.

A seleção para publicação dos artigos é de competência dos Editores da revista Paraná Eleitoral, que os encaminhará aos pareceristas para avaliação, resguardando o sigilo do nome do(s) autor(es).

A revista Paraná Eleitoral não devolverá os originais das colaborações enviadas.

Após o envio do artigo e a confirmação de seu recebimento pelos editores da revista Paraná Eleitoral, o prazo para a avaliação do manuscrito é de até seis meses.

O(s) autor(es) de trabalho publicado na revista Paraná Eleitoral receberá(ão) três exemplares do respectivo número em seu endereço de contato informado.

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Apresentação

Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política é editada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira e com o Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná. A periodicidade da publicação é quadrimestral em suas versões online e impressa. Ela aparece nos meses de abril, agosto e dezembro.

Histórico do periódico

Criada em agosto de 1955, registrada em 1957 sob nº 259 no Livro “B-1” de Registro de Jornais e Revistas do Cartório de 1º Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Curitiba, com o objetivo de difundir e informar a comunidade urídica eleitoral acerca da matéria, a revista Paraná Eleitoral teve suspensa suas atividades no período do regime ditatorial-militar. A publicação foi reativada através da Resolução 64 em 1983 e a partir de julho de 1986 foram lançadas algumas edições esparsas em formato de boletins e em jornal impresso. Em 1987 a revista passou a ter novo formato, 30 cm x 21,5 cm, e maior regularidade. A partir de 1994 passou ao formato de 23 cm x 16 cm, que permanece até hoje, e foi editada pontualmente até seu último número, 74, de dezembro de 2010. Todos os artigos publicados a partir de 1994 passaram a estar disponíveis também eletronicamente no site de internet da revista: www.paranaeleitoral.gov.br. Até então o objetivo fundamental da revista era a divulgação da jurisprudência das cortes eleitorais, legislação eleitoral, bem como a publicação de artigos das áreas de direito político, com foco em particular no direito eleitoral.

Em junho de 2012 a revista volta a ser publicada, agora com um perfil mais acadêmico e um novo conselho editorial. O seu título também foi modificado e ajustado ao novo projeto: Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política. A nova proposta do periódico é estabelecer um contato efetivo entre as duas áreas, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos e juristas a fim de enfrentar as questões da atualidade brasileira no campo eleitoral. Reformas institucionais e constitucionais, teoria e organização dos partidos políticos, demografia eleitoral, campanhas políticas, sistemas de votação, discussões jurídicas referentes à legislação eleitoral, direito político comparado, eleições legislativas e sociografia de elites políticas são alguns dos temas que a nova Paraná Eleitoral pretende tratar, além de outros assuntos vinculados à temática e próprios tanto do direito eleitoral como da ciência política.