Estudo das cianofíceas continentais no Brasil: passado, presente e perspectivas futuras

Autores

  • Pedro Américo Cabral Senna Departamento de Biologia Vegetal, Universidade de Brasilia, CP 153081, 70919, Brasilia (DF)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rn.v2i0.84935

Palavras-chave:

Cianofíceas, revisão, Brasil

Resumo

Este trabalho dá uma visão geral, mas também o mais aprofundada possível, dos estudos com algas azuis continentais no Brasil. Na 1a. parte, inicia com um panorama histórico onde se faz uma ampla atualização bibliográfica. Na 2a. parte, tem-se várias informações sobre pesquisadores que trabalham com essas algas no país, terminando com algumas considerações sobre a viabilidade e a importância futura dos estudos das cianofíceas no país. Entre as várias sugestões e conclusões apresentadas, apontam-se as seguintes: a) até agora, a maior parte dos trabalhos de cianofíceas no país são na área taxonômica, mas poucos dentre estes tratam exclusivamente destas algas; b) a maior parte das linhas de pesquisas com estas algas é na área de sistemática; c) sugere-se uma maior integração entre sistematas e outros profissionais.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Senna, P. A. C. (2022). Estudo das cianofíceas continentais no Brasil: passado, presente e perspectivas futuras. Revista Nerítica, 2, 1–32. https://doi.org/10.5380/rn.v2i0.84935

Edição

Seção

Artigos