Saber música (?): ciência, conhecimento e verdade

Autores

  • Celso Garcia de Araújo Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Música Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v10i2.58963

Palavras-chave:

Teoria da música, educação musical, filosofia da música, poética, estética

Resumo

O título é nossa questão sem resposta, uma procura, a cura da sabedoria inquiridora. O que produz ciência é tão determinante para os parâmetros de avaliação do saber musical? Como nos formamos e sabemos música? Há possibilidade de a ciência investigar este saber e do mesmo ser guardado por uma teoria da música? Que relação há entre música, ciência, conhecimento e verdade?  Propomos pensar a teoria musical como a questão que recai sobre si mesma, isto é, o fundamento poético da memória.

Biografia do Autor

Celso Garcia de Araújo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Música Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas

Doutor e Mestre em Poética pela FL-UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM-CEU). Professor Associado da UFRJ, desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de letras, filosofia e música; fundamentalmente os conceitos de Linguagem, Música e Poesia.. É integrante dos conjuntos “Música Surda” (projeto de extensão); e “Camerata Dedilhada da UFRJ”. O artigo encaminhado resultado do projeto de pesquisa “Saber Música(?)”, realizado com apoio da FAPES/FUNCITEC.

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

Ramalho, C. G. de A. (2020). Saber música (?): ciência, conhecimento e verdade. Música Em Perspectiva, 10(2). https://doi.org/10.5380/mp.v10i2.58963

Edição

Seção

Artigos