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Missa solene em português (Op. 25 – 1965), por Guilherme Schubert: breve exercício musicológico

José Reinaldo Felipe Martins Filho

Resumo


Tomando como pretexto a Missa solene em português (Op. 25), de Guilherme Schubert, este artigo percorre alguns dos principais aspectos da música sacra católica composta em território brasileiro na passagem da primeira para a segunda metade do século XX, realçando desde os elementos estéticos, quanto a concepção eclesial e social predominante à época da composição. Para isso, vale-se de vários fragmentos dos artigos publicados por Schubert na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1980, além, notadamente, do conjunto de partituras – datadas de 1967 – em que constam quatro partes da referida Missa solene, em uma versão bastante próxima da composição original de 1965. O artigo se encerra com uma edição comentada do pequeno conjunto de partituras encontradas, buscando incentivar a sua promoção entre os grupos corais contemporâneos e, deste modo, a valorização da música sacra brasileira composta no último século.


Palavras-chave


Missa solene; Música sacra; Guilherme Schubert; Música brasileira; Séc. XX.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/mp.v9i2.50362