Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti.
DOI:
https://doi.org/10.5380/mp.v9i1.46526Palavras-chave:
György Ligeti, Atmosphères, cluster, gradação, ilusão.Resumo
Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphères (1961), de György Ligeti. Estudamos a relação entre alturas, os processos de simetria, de gradação, de ilusão, e os planos harmônicos gerados a partir do jogo com a intensidade. Fazemos uma leitura da obra a partir da ideia de gradação. Este conceito, elaborado pelo autor, está embasado em pesquisas desenvolvidas em diversos campos do conhecimento humano, como a retórica, a linguística, a literatura, as artes visuais e a própria música.
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Publicado
2016-12-21
Como Citar
Vitale, C. (2016). Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti. Música Em Perspectiva, 9(1). https://doi.org/10.5380/mp.v9i1.46526
Edição
Seção
Artigos
