Piquete do Caveira: análise musical e hibridismo na música popular do Rio Grande do Sul

Autores

  • Danilo Kuhn da Silva
  • Daniel Ribeiro Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v9i1.46009

Palavras-chave:

Piquete do Caveira. Os Almôndegas. Análise Musical. Música Popular. Hibridismo.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho está em apresentar uma análise da música Piquete do Caveira (Os Almôndegas) como forma de contribuir para reflexões a respeito da compreensão do hibridismo na música popular brasileira. Primeiramente, são apresentadas reflexões e discussões que problematizam o hibridismo em música em geral e na música brasileira. Num segundo momento, a partir de autores como Canclini (2011) e Burke (2003), são discutidas as bases teórico-conceituais dessa noção, como forma de aprofundamento dos principais aspectos que a envolvem. Em seguida, apresentamos o método analítico, tendo como base teórica e conceitual a perspectiva semiológica de Tagg (1982 [2003]). Conclui-se que as relações existentes entre as reflexões teórico-conceituais levantadas, aliadas aos métodos analíticos, podem contribuir significativamente para o processo de compreensão e construção de conhecimento acerca da música popular como um todo.

Biografia do Autor

Danilo Kuhn da Silva

Licenciatura em Música (UFPel/2004); Mestrado em Música (UFPR/2010).

Daniel Ribeiro Medeiros

Licenciatura em Música (UFPel/2004); Mestrado em Música (UFPR/2010).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

da Silva, D. K., & Medeiros, D. R. (2016). Piquete do Caveira: análise musical e hibridismo na música popular do Rio Grande do Sul. Música Em Perspectiva, 9(1). https://doi.org/10.5380/mp.v9i1.46009

Edição

Seção

Artigos