Renovação estética na música do Rio Grande do Sul entre as décadas de 1920 e 1940: iniciativas pontuais ou um movimento articulado?

Autores

  • Gustavo Frosi Benetti Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v8i2.41769

Palavras-chave:

musicologia, música sul-rio-grandense, modernismo

Resumo

Pretende-se discutir, por meio deste artigo, o processo de
renovação estética na música sul-rio-grandense entre as décadas de 1920 e
1940, representado pelos compositores Armando Albuquerque, Radamés
Gnattali, Luiz Cosme e Natho Henn. Para tanto, compõem o referencial
pesquisado escritos dos compositores investigados, de estudiosos da época
em questão e também de críticos posteriores. Observou-se indícios de
articulação dos referidos compositores em torno de ideais estéticos comuns,
e também um alinhamento ao âmbito literário correspondente.

Biografia do Autor

Gustavo Frosi Benetti, Universidade Federal de Roraima

Professor do Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutorando em Música, área de concentração Musicologia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Música e mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Exerce suas atividades docentes principalmente nas áreas de canto e musicologia. Possui experiência em arquivologia aplicada à música e em edição musical. Atua como pesquisador da história da música no Brasil.

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

Benetti, G. F. (2016). Renovação estética na música do Rio Grande do Sul entre as décadas de 1920 e 1940: iniciativas pontuais ou um movimento articulado?. Música Em Perspectiva, 8(2). https://doi.org/10.5380/mp.v8i2.41769

Edição

Seção

Artigos