Memória Auditiva como Componente da Inteligência Musical
Palavras-chave:
Inteligência musical, percepção musical, memória auditivaResumo
Segundo a teoria de Howard Gardner sobre as inteligências
múltiplas, todos os seres humanos as possuem e podem desenvolvê-las,
sendo que cada indivíduo apresentará um ou mais destaques dentre as sete.
A inteligência musical é a que faz com que o indivíduo seja capaz de
perceber, compreender e combinar diferentes sons produzindo música. O
desenvolvimento desta inteligência está relacionado à memória, o que
favorece a fluência da linguagem falada e escrita. Este trabalho teve como
objetivo verificar a hipótese que os estudantes música apresentam maior
desenvolvimento da memória auditiva sequencial do que estudantes de
outras áreas não musicalizados. Foi aplicada a metodologia do tradicional
jogo da memória auditiva e o teste de memorização sequencial de notas
musicais, ambos os testes foram quantitativos e tiveram seus resultados
expressos na forma de score numérico. Foram estudados 2 grupos de
estudantes, um composto por 10 estudantes de Licenciatura em Música do
Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA) e outro
de 7 estudantes de engenharias do Instituto Tecnológico da UFPA. Os
resultados foram analisados por comparação através do teste de Mann
Whitney, sendo considerados significativos os valores de P<0,05. Não houve
diferença significativa entre os 2 grupos no jogo da memória auditiva
comparativa, entretanto o grupo dos estudantes de música apresentaram
memória sequencial 4 vezes maior do que o grupo dos estudantes de
engenharias (P=0,002). Os resultados revelam que qualquer pessoa
apresenta memória auditiva comparativa, entretanto, a memória auditiva
sequencial é parte da inteligência musical a qual necessita ser treinada e
desenvolvida, desde que haja interesse, iniciativa e gosto pela música.
