Influência, Intertextualidade e Pós-Modernismo no Concerto Grosso n. 1, de Alfred Schnittke, e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo: Um estudo comparativo

Autores

  • Dimitri Cervo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v8i1.41039

Palavras-chave:

Intertextualidade, Pós-Modernismo, Alfred Schnittke

Resumo

Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934-1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968-). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).

Biografia do Autor

Dimitri Cervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dimitri Cervo é autor de obras como Abertura Brasil 2012, Toronubá, e Canauê, que vem sendo amplamente executadas. É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2005 publicou o livro “O Minimalismo e Sua Influência na Composição Musical Brasileira Contemporânea”, pioneiro sobre o assunto no país. Em 2014 desenvolveu estudos e atividades docentes no curso de pós-graduação em música da UNIRIO. Em 2015 a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentou em estreia sua “Abertura Rio 450 Anos.”

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Cervo, D. (2015). Influência, Intertextualidade e Pós-Modernismo no Concerto Grosso n. 1, de Alfred Schnittke, e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo: Um estudo comparativo. Música Em Perspectiva, 8(1). https://doi.org/10.5380/mp.v8i1.41039

Edição

Seção

Artigos