Análise auditiva do Quartetto per archi in due tempi (1955) de Bruno Maderna

Autores

  • Anna Rita Addessi Universidade de Bolonha

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v5i1.30140

Palavras-chave:

macroforma, percepção, quarteto de Maderna

Resumo

O presente estudo sobre quarteto de Maderna visa comparar a “macroforma” (a grande estrutura de uma peça musical) percebida por indivíduos por meio da audição da obra em tempo real, e as “macroformas” percebidas por analistas/especialistas da música. O estudo também analisa a correlação entre “macroforma” e percepção de tensão/relaxamento. Dois grupos de indivíduos tomaram parte no experimento: 25 não-músicos e 32 músicos. O experimento foi realizado em Bolonha e em Edimburgo. Foi utilizado um programa de computador especial, que permitiu que cada sujeito ao ouvir a obra através de fones de ouvido,indicasse os pontos de divisão percebidos de tensão/relaxamento, enquanto escuta em tempo real. O experimento durou cerca de 60 minutos e envolveu várias etapas e tarefas. Depois de uma escuta inicial, que serviu para a familiarização com a peça e com o programa de computador, os sujeitos tiveram de ouvir a peça novamente eidentificar suas seções principais. Eles, então, tiveram de indicar os critérios que usados na formulação de suas soluções. Na escuta seguinte, os participantes indicaram as maiores zonas de tensão e relaxamento percebidas. As macroformas percebidas pelos indivíduos foram comparadas com as 4 macroformas indicadas pelos especialistas em análise musical com base em processos auditivos e não em teorias analíticas. Os dados revelaram maior correlação entre as macroformas percebidas pelos sujeitos em apenas 2 macroformas indicadas pelos analistas, e também a correlação entre as macroformas e tensão/relaxamento percebidas pelos participantes. As diferenças entre os músicos e não músicos e dos grupos italianos e de Edimburgo não foram significativas.

Biografia do Autor

Anna Rita Addessi, Universidade de Bolonha

Pesquisadora Permanente da área de Musicologia na Universidade de Bolonha. Tem doutorado em musicologia sistemática (1995), e pós-doutorado em Psicologia da Música (2000) pela Universidade de Bolonha. É vice-presidente da ESCOM (European Society for the Cognitive Sciences of Music),membro do Comitê Executivo da ICMPC (International Conference of MusicPerception and Cognition) e membro do conselho de MERYC (Music Educatorsand Researchers of Young Children). É membro do conselho editorial da Musicae Scientiae, International Journal of Music Education, Cognição e Artes Musicais, Infanzia. Ela já publicou livros em italiano e muitos artigos acadêmicos em revistas internacionais. Atualmente é coordenadora do MIROR Project (Musical Interaction Relying on Reflexion), projeto internacional co-financiado pela Comunidade Europeia no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT)/7th Framework Programme.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Addessi, A. R. (2012). Análise auditiva do Quartetto per archi in due tempi (1955) de Bruno Maderna. Música Em Perspectiva, 5(1). https://doi.org/10.5380/mp.v5i1.30140

Edição

Seção

Artigos