Matizes do Jazz na música dominicana

Autores

  • Paul Austerlitz Gettysburg College
  • Alvaro Neder IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v4i2.24850

Palavras-chave:

jazz, República Dominicana, etnomusicologia

Resumo

Este artigo considera a influência do jazz sobre a música da República Dominicana.   A dupla significação do jazz como, de um lado, uma forma genericamente estadunidense, e, de outro, uma forma especificamente afro-americana, promove contradições em sua assimilação dominicana. Embora o jazz tenha frequentemente permanecido fora da corrente dominante nos Estados Unidos, representa conexões com os EUA hegemônicos para alguns dominicanos, que o vêem como um marcador cosmopolita de prestígio social. Entretanto, inovadores dominicanos como o saxofonista Tavito Vásquez criaram brilhantes híbridos de jazz e merengue que afirmam as bases partilhadas da música de influência africana nos EUA e na República Dominicana.

Biografia do Autor

Paul Austerlitz, Gettysburg College

O etnomusicólogo e músico de jazz Paul Austerlitz é autor de dois livros: Jazz Consciousness: Music, Race, and Humanity (2005, Wesleyan University Press) e Merengue: Dominican Music and Dominican Identity (1997, Temple University Press). Jazz Consciousness foi premiado com o Prêmio Merriam de Livro Excepcional em Etnomusicologia pela Sociedade de Etnomusicologia (Society for Ethnomusicology) e Menção Honrosa do Prêmio Woody Guthrie pela Sociedade Internacional para o Estudo da Música Popular (International Society for the Study of Popular Music).

Alvaro Neder, IFRJ

Tradutor do presente artigo.

Downloads

Como Citar

Austerlitz, P., & Neder, A. (2011). Matizes do Jazz na música dominicana. Música Em Perspectiva, 4(2). https://doi.org/10.5380/mp.v4i2.24850

Edição

Seção

Artigos